Águas de Lindóia, História e Geografia de Águas de Lindóia
População: 18.400
Área da unidade territorial (km²): 60,126
Densidade demográfica (hab/km²): 287,16
Gentílico: lindoiense
História de Águas de Lindóia
Àguas de Lindóia tem como origem quando foram doadas as terras da sesmaria a Manoel de Castro em 1790. Anteriormente a essa data era um ponto situado nas serras, conhecido apenas por aventureiros que cruzavam as matas em busca do ouro das Minas de Goiás e que, tendo contraído doença nas suas incursões, encontraram a cura nas águas mornas que brotavam das montanhas. A notícia se espalhou e a localidade passou a ser chamada Àguas Santas.
Somente por volta de 1909, o médico italiano Francisco Tozzi, através do Padre Henrique Tozzi, soube das propriedades medicinais das águas quentes. Os argumentos do padre Henrique o convenceram e o Dr. Tozzi, que residia em Serra Negra, acabou comprando a região leiloada pelo governo, tornando a propriedade patrimônio público.
Em meados de 1930, chegou a Águas de Lindóia o Dr. Vicente Rizzo, que, casando-se com a filha do Dr. Tozzi, juntou-se a ele na campanha de emancipação político-administrativa de Estância, o que não tardou.
Em 1946, o Governo do Estado procedeu à desapropriação das fontes medicinais, dando início a um plano de obras e melhoramentos. Águas de Lindóia foi dotada, então, de um dos mais belos e completos balneários do País.
Formação Administrativa de Águas de Lindóia
A antiga Capela de Brotas, no Município e Comarca de Serra Negra, foi elevada a distrito de paz pela Lei nº 638, de 29 de julho de 1899, com o nome de Lindóia.
Pelo Decreto nº 6.501, de 19 de Junho de 1934, o Município foi desmenbrado do de Serra Negra, ainda com o nome de Lindóia, tendo por distrito Termas.
Em 16 de Novembro de 1938, pelo Decreto nº 9.731 criou-se a Estância Hidromineral de Lindóia.
Por Lei nº 2.456, de 30 de Dezembro de 1953, a sede do município passou para o povoado de Termas de Lindóia, com a denominação de Águas de Lindóia, tendo como distrito sua sede em Lindóia.
Em 31 de Dezembro de 1963, através do Decreto nº 8.050, perdeu o distrito de Lindóia, transformado em município, ficando Águas de Lindóia apenas com o distrito da sede. Esta situação permanece até os dias de hoje.
Fonte: www.megatimes.com.br