Ji-Paraná, História e Geografia de Ji-Paraná | Rondônia
População 2016: 132.400
Área da unidade territorial (km²): 6.896,65
Densidade demográfica (hab/km²): 16,95
Gentílico: ji-paranaense
Bioma: Amazônia
Instalação: 22/11/1977
A cidade de Ji-Paraná está localizada no centro do Estado de Rondônia, na Região Norte do Brasil. O Aglomerado urbano de Ji-Paraná é a sede do Município do mesmo nome. Com uma população de 132.400 habitantes, é a segunda mais populosa do estado e a décima sexta mais populosa da Região Norte do Brasil, a 210ª mais populosa do Brasil e a 113ª mais populosa cidade do interior brasileiro.
A economia de Ji-Paraná é movida principalmente pelos setores da indústria e de processamento de derivados do leite através de laticínios. O município foi o primeiro do estado de Rondônia a investir em alta tecnologia de comunicação de dados, quando conectou, através de uma rede sem fio, o prédio principal da subprefeitura.
O nome do município é de origem tupi, significando "grande rio dos machados", através da junção de yî (machado) e paranã (mar, grande rio). É uma alusão ao grande número de pedras que se parecem com machados indígenas. A cidade também é conhecida por "Coração de Rondônia", devido à localização da cidade na região central do estado e à presença de uma ilha com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá.
História de Ji-Paraná
O topônimo do município provém do rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.
A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do rio Ji-Paraná.
Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.
Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.
Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.
Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.
Em 1977, com a emancipação política decretada, o município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em conseqüência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o município.
Formação Administrativa de Ji-Paraná
Distrito criado com a denominação de Rondônia, pela Lei n.º 7.470, de 17-04-1945, subordinado ao Porto Velho.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Rondônia, figura no município de Porto Velho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ji-Paraná, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Ji-Paraná (ex-Rondônia). Constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici, todos criados pela mesmo Decreto Federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici.
Pela Lei n.º 6.921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ji-Paraná os distritos de Presidente Médici e Ouro Preto, elevando-os à categoria de município sendo que Ouro Preto com a denominação de Ouro Preto do Oeste.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org