NOVA LIMA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE NOVA LIMA

Nova Lima, História e Geografia de Nova Lima

Nova Lima, História e Geografia de Nova Lima

Nova Lima - Minas Gerais
População 2016: 85.900
Área da unidade territorial (Km²): 429,063
Densidade demográfica (hab/Km²): 189
Gentílico: Nova-limense

Histórico de Nova Lima

Ao iniciar o século XVIII, as bandeiras vindas de São Paulo descobriram que as novas terras que começavam a ser desbravadas possuíam solos fecundos de riquezas minerais, principalmente ouro. Esse foi o motivo do início do povoamento na região de Nova Lima.

No ano de 1701, o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, cunhado de Garcia Rodrigues Pais, encontra ribeirões auríferos e inicia atividades mineradoras; isso foi o suficiente para atrair aventureiros e logo se formar um núcleo populacional. A mineração era feita nas minas de Bela Fama, Cachaça, Vieira, Urubu, Gaia, Gabriela, Faria, Garcês, Batista, Morro Velho e outras.

O local passa a ser conhecido como Congonhas das Minas de Ouro e depois simplesmente Congonhas. Esse nome designa uma erva que era facilmente encontrada na região das minas e era utilizada pelos índios para fazer infusões.

Em 1726, Pedro Peixoto Huna, Pedro de Souza Barros, Antônio Cardoso, Pedro da Fonseca Osório, Manoel Ferreira Barbosa, Damásio da Silva Falcão, José da Costa Vale, Antônio Mina, Firmo Dias, Joaquim da Costa Mesquita, Manuel Rodrigues Lima e o Padre Manuel de Almeida foram agraciados com datas.

Entre a Serra do Curral e a Serra da Moeda, o arraial foi crescendo ao redor da capela do Senhor do Bonfim, depois tomou a direção norte, ao redor da capela de Nossa Senhora do Pilar. Desenvolver ao redor de uma capela e sem nenhum planejamento era o desenrolar natural de todos os arraiais da região das minas.

Pela Lei Provincial nº 50, de 8 de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. No dia 5 de fevereiro de 1891, pelo Decreto Lei nº 364 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior. Em 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Nova Lima.

Em 1814, a Mina do Morro Velho, de propriedade do Padre Freitas, era uma das mais produtivas da região; contava com 22 empregados e 122 escravos e forneceu 14 quilos de ouro. A falta de recursos técnicos levou a paralisação dos trabalhos alguns anos depois. Em 1834, a mina foi adquirida pela empresa inglesa Saint John del Rey Minning Company Limited.

O estabelecimento da companhia inglesa no distrito marcaria para sempre a vida e o futuro da cidade. O viajante e pesquisador inglês Richard Burton esteve no distrito e relatou: Congonhas curou-se da decadência e do abandono com que Saint Hilaire a encontrou..." Há algo de inglês nas casas muito bem cuidadas, tendo em frente canteiros de flores cercados de grades e um regato escuro em leito de ardósia".

Em 1902, foi criado o Grupo Hidro-Elétrico do Rio do Peixe pelo administrador George Chalmers; em 1933, o grupo já possuía seis usinas geradoras.

"A influência inglesa na arquitetura e no urbanismo é marcante e pode ser vista ainda hoje no bairro das Quintas, local das residências dos dirigentes da mina. As casas foram construídas no centro dos lotes, que são geralmente delimitadas por cerca viva... Também na culinária a influência inglesa pede ser observada. Os cakes ingleses deram origem à famosa 'queca' (corruptela de cake) de Nova Lima, um bolo de Natal feito com nozes, avelãs, castanhas, passas e frutas cristalizadas... Apesar de exercer forte influência nos costumes, no vocabulário e na culinária, os ingleses não tiveram ascendência nas crenças religiosas dos moradores da região. A Igreja Anglicana ministrava seu culto apenas para britânicos" (Carlos Ávila e Rosangela Guerra, 2000).

Vários sobrenomes ingleses ainda são assinados por famílias nova-limenses, descendentes dos antigos trabalhadores: Hodge, Heslop, Gill, Sanders, Nicholls, Lloyd, Jones, Bichart, Morgan.

Na década de 50, a Morro Velho foi transferida para a empresa americana The Hanna Company. Na década de 60, passou a ser administrada por brasileiros.

A partir da década de 60, as riquíssimas jazidas de minério de ferro passaram a ser exploradas, dando um novo rumo à economia do município.

Uma das mais importantes referências populares do município é o Leão do Bonfim - Villa Nova Atlético Clube. Com sua torcida fiel e entusiasmada, faz parte da história do futebol mineiro; com mais de 95 anos, é um dos times mais antigos de Minas. No estádio municipal Castor Cifuentes, o "Alçapão do Bonfim", acontecem partidas do Campeonato Mineiro.

Formação Administrativa de Nova Lima

Pela Lei Provincial nº 50, de 8 de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. No dia 5 de fevereiro de 1891, pelo Decreto Lei nº 364 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior, emancipando-se do cidade de Sabará

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Vila Nova Lima, Piedade do Paraopeba e Santo Antônio do Rio Acima.

Pela lei estadual nº 843 de 07-09-1923, o município de Vila Nova Lima passou a denominar-se simplesmente Nova Lima e o distrito de Santo Antônio do Rio Acima a denominar-se Rio Acima.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Nova Lima, Piedade do Paraopeba e Rio Acima (ex-Santo Antônio do Rio Acima).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, Nova Lima adquiriu do município de Sabará o distrito de Raposos. Sob a mesma lei acima citado, desmembra do município de Nova Lima o distrito de Piedade do Paraopeba, para formar o novo município de Brumadinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Vila Nova Lima, Raposos e Rio Acima.

Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município de Nova Lima os distritos de Raposos e Rio Acima, ambos elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Vila Nova de Lima para simplesmente Nova Lima alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem