Zimbabwe | História e Geografia do Zimbabwe

Zimbabwe | História e Geografia do Zimbabwe



O Zimbabwe é um país da África Austral, anteriormente designado Rodésia do Sul e depois simplesmente Rodésia. É limitado a norte pela Zâmbia, a norte e a leste por Moçambique, a sul pela África do Sul e a sul e oeste pelo Botsuana. Tem uma área de 389 000 km² e uma população de 10 700 000 h. Capital: Harare. Língua oficial: inglês. Religiões: anglicana, presbiteriana e católica.

História do Zimbabwe

Zimbabwe | História e Geografia do ZimbabweA descoberta de ouro em 1867 despertou a cobiça dos Ingleses, que acabaram por ocupar o território, apesar das reivindicações de Portugal, a quem a Grã-Bretanha dirige um ultimato em 1890. A colônia ficou designada, em 1895, Rodésia em homenagem a Cecil Rhodes, que promoveu a sua constituição. A parte sul desenvolveu-se mais do que a norte. As duas Rodésias associaram-se, em 1953, com a Niassalândia para constituírem a Federação da África Central, na qual a Rodésia do Sul era a parte mais importante. Desfeita a Federação em 1963, a Niassalândia tornou-se independente com o nome de Malawi e a Rodésia do Norte com a designação de Zâmbia, mas o Reino Unido negou-se a conceder a autonomia à Rodésia do Sul por ser governada pela minoria branca: esta decretou unilateralmente a independência em 1965 e adotou o regime republicano em 1970. O bloqueio econômico decretado pela ONU e a guerrilha, que ganhou extraordinário impulso após a independência de Moçambique em 1975, fizeram com que o país ascendesse à independência em 1980, tomando então o nome de Zimbabwe. Em 1980, Robert Mugabe, o líder nacionalista negro, é eleito, submetendo o país a um regime socialista. Em 1987 é estabelecido um regime presidencial, sendo Mugabe eleito chefe de Estado. Em 1990 são retiradas progressivamente as tropas instaladas em Moçambique.

Geografia do Zimbabwe

O território é constituído por uma região planáltica coberta de savanas, sendo a altitude máxima de 2558 m. O solo é muito fértil, propício à agro-pecuária. A criação de gado bovino e a cultura do tabaco constituem a principal riqueza econômica. O subsolo guarda ouro, amianto, carvão e cromo. Ficam em seu território a grande barragem de Kariba e as famosas Quedas Vitória.

Harare - Capital de Zimbabwe

HARARE - ZIMBABUE

Harare - Capital de Zimbabwe

Harare - Capital de Zimbabwe

Harare - Capital de Zimbabwe

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

HARARE - CAPITAL DE ZIMBABWE

Harare

Harare é uma cidade do Zimbabwe que possui status de província. Harare, antiga Salisbury, é a capital e maior cidade do Zimbabwe, sendo o principal centro administrativo, de comunicações e comercial do país. Na cidade de Harare, encontra-se também a sede da Universidade do Zimbabwe.


Postagem Anterior Próxima Postagem