Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino Unido

Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino Unido

Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino Unido

Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino UnidoA Ilha de Man (Isle of Man: Ellan Vannin), às vezes referida simplesmente como Mann / mæn /, é uma dependência autônoma da coroa britânica no mar da Irlanda entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. A chefe de estado, rainha Elizabeth II, detém o título de senhor de Mann e é representada por um vice-governador. A defesa é de responsabilidade do Reino Unido.

Os seres humanos vivem na ilha desde antes de 6500 aC. A influência cultural gaélica começou no século V dC, e a língua manx, um ramo das línguas gaélicas, emergiu. Em 627, Edwin da Nortúmbria conquistou a Ilha de Man junto com a maior parte da Mércia. No século 9, os noruegueses estabeleceram o Reino das Ilhas, que incluía a Ilha de Man. Magnus III, rei da Noruega de 1093 a 1103, reinou também como rei de Mann e as ilhas entre 1099 e 1103

Em 1266, a ilha tornou-se parte da Escócia sob o Tratado de Perth, depois de ser governada pela Noruega. Após um período de domínio alternado entre os reis da Escócia e da Inglaterra, a ilha ficou sob o domínio feudal da coroa inglesa em 1399. O senhorio revestiu a coroa britânica em 1765, mas nunca se tornou parte do reino do século XVIII. Grã-Bretanha ou seus sucessores (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e o atual Reino Unido). Ele manteve seu autogoverno interno.

Em 1881, o parlamento da Ilha de Man, Tynwald, tornou-se o primeiro órgão legislativo nacional do mundo a dar às mulheres o direito de votar nas eleições gerais, embora isso excluísse as mulheres casadas. Em 2016, a UNESCO concedeu o status de reserva da biosfera da Ilha de Man.

O seguro e o jogo on-line geram 17% do PNB, seguidos por tecnologia da informação e comunicação e serviços bancários com 9% cada. Internacionalmente, a Ilha de Man é conhecida pelas corridas de moto TT da Ilha de Man e pela raça de gato conhecida como Manx. Também é considerada uma "nação celta".

Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino Unido
Mapas Geográficos da Ilha de Man | Reino Unido

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com 
Postagem Anterior Próxima Postagem