SÃO JOSÉ (SANTA CATARINA), ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIAIS

São José (Santa Catarina)

São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense.

A cidade de São José é a única com divisa terrestre com Florianópolis, a leste. Mais ao norte a cidade se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. A oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara.

A conurbação urbana torna as fronteiras entre Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça quase imperceptiveis em alguns pontos. A cidade vem sofrendo um boom imobiliário e a verticalização fica evidente - é a nona cidade mais vertical do país.

O litoral josefense é banhada pelas baías norte e sul, nas quais recentemente construíram o aterro da Beira-Mar de São José. O relevo possui poucas variações, com algumas colinas, como o Morro da Coruja na Praia Comprida, o Morro do Avaí no Bairro São Luiz, o Morro Forquilhas em Forquilhas e o Morro da Pedra Branca entre a Colônia Santana e o Sertão do Maruim. Alguns rios pequenos cortam o município: o Rio Forquilhas, no Centro-Oeste, Maruim, no Sul, Büchler e Araujo, no leste, e Três Henriques e Carolina, no norte.

São José é formado por 28 bairros dividido em três distritos: Campinas, Barreiros e São José – a “Sede”. Algumas localidades são por vezes chamadas bairros, porém não o são, como é o caso do Lot. Dona Adélia (parte de Areias), Benjamin (parte de Forquilhinhas), Floresta (parte de Barreiros) e do Lisboa (parte de Forquilhas).

Possui, segundo estimativa do IBGE em 2014, uma população de 228.760 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau. . Somados aos municípios vizinhos, ela forma a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina com cerca de 1,049 milhão de moradores. Em 2010, a densidade populacional foi estimada em 1.388,17 habitantes por km², com 101.392 habitantes sendo homens e 108.412 habitantes sendo mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 108.412 habitantes moravam na área urbana, e 2.496 moravam na zona rural. 129.549 moradores são eleitores.

A conurbação entre Florianópolis, São José e os municípios vizinhos faz da Grande Florianópolis a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina.

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.

Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz. O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797, já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.

Em 1833, São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio, São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.

Suas fronteiras iniciais incluiam o território de alguns municípios vizinhos, que foram se separando com o passar dos anos, como o Estreito, que passou a ser parte de Florianópolis em 1943. Angelina e Rancho Queimado se emanciparam em 1961 e 1962, respectivamente. São Pedro de Alcântara se tornou município em 1995.

Com pouca vocação turística – posição que é preenchida pelos municipios vizinhos, principalmente Florianópolis – São José tem a base da sua economia na indústria e no comércio.

A cidade está no quinto lugar no ranking da economia dos municípios de Santa Catarina, graças principalmente a Área Industrial no sul da cidade, com um grande número de empreendimentos – destaque para a sede da Intelbras, a Massita e a Tyson. Há também outras indústrias em outros pontos, principalmente em torno da BR-101, e Áreas Industrias menores em Forquilhas e no Sertão do Maruim.

O comércio de São José concentra-se em três locais: o distrito de Campinas, com comércio mais local na Avenida Central do Kobrasol e lojas de varejo na Avenida Presidente Kennedy; a Rua Leoberto Leal em Barreiros e a Rua Vereador Arthur Manoel Mariano em Forquilhinhas. Outro destaque é o setor de shoppings: o mais antigo de SC, o Shopping Itaguaçu, e o mais recente, o Continente Park Shopping, são também os dois maiores do estado. Além deles, o Shopping Ideal, o MundoCar Mais Shopping e o Camelão também aquecem a economia josefense.

Postagem Anterior Próxima Postagem