Noções básicas de Cartografia

Noções básicas de Cartografia

Noções básicas de Cartografia
Cartografia: É um conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo como base os resultados de observações diretas ou a análise de documentação já existente, visa a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão gráfica ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.

Orientação: pontos cardeais

A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico é de grande relevância para o homem e suas atividades em diferentes períodos da humanidade. Todos os meios de orientação, desde a utilização de astros e estrelas até o GPS (Sistema de Posicionamento Global), contribuíram com as navegações em busca de novas terras, com as rotas comerciais, guerras e muitas outras aplicações.

Existem diversas formas de orientação, uma delas é a dos pontos cardeais. Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções, são concebidos a partir da posição na qual o sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos são:
  1.     Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal;
  2.     Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral;
  3.     Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente;
  4.     Leste (E), intitulado de oriente.
Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais. Esses pontos intermediários são denominados de pontos colaterais, são eles:
  1.         Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE),
  2.         Nordeste (entre norte e leste - NE),
  3.         Noroeste (entre norte e oeste - NO)
  4.         Sudoeste (entre sul e oeste - SO).
Existem ainda maneiras mais precisas de orientação, oriundas dos pontos cardeais e colaterais. Nesse caso, refere-se aos pontos subcolaterais que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral, que totalizam oito pontos. São eles:
  1.             norte-nordeste (sigla NNE)
  2.             norte-noroeste (NNO)
  3.             este-nordeste (ENE)
  4.             este-sudeste (ESE)
  5.             sul-sudeste (SSE)
  6.             sul-sudoeste (SSO)
  7.             oeste-sudoeste (OSO)
  8.             oeste-noroeste (ONO)
Para inserir todos os pontos apresentados foi criada a rosa-dos-ventos, chamada também de rosa-dos- rumos e rosa-náutica.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem