TERRA NOVA E LABRADOR - PROVÍNCIA DO CANADÁ

Terra Nova e Labrador

A Terra Nova e Labrador é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias Marítimas. Foi a última província a entrar à Confederação do Canadá em 1949.

Geograficamente, a província consiste na ilha de Terra Nova e o Labrador, localizado no continente. A província está localizada no leste canadense, nas margens do Oceano Atlântico. A Terra Nova e Labrador limita-se ao noroeste com a província de Quebec. A fronteira, definida pelo Conselho privado de Londres em 1927, não é reconhecida pelo Quebec. O território francês de Saint-Pierre-et-Miquelon encontra-se fora a costa do sul da província. Quando a província entrou ao Canadá em 1949, ela era nomeada apenas Terra Nova, mas desde 1964 o governo da província autonomeou-se Governo de Terra Nova e Labrador, e em 6 de dezembro de 2001, uma emenda foi criada na Constituição do Canadá, que mudou o nome da província para o atual nome, Terra Nova e Labrador.

Originalmente, a província foi colonizada pelos franceses, fazendo parte da Acádia. Na década de 1690, a região foi conquistada pelos ingleses. Terra Nova e Labrador continuou como colônia britânica até 1948, quando um referendo que decidiria o futuro da província foi realizada. A população da província, entre ser anexada pelos Estados Unidos, continuar como colônia britânica, tornar-se uma nação independente ou ser anexada pelo Canadá, preferiu a última opção, e Terra Nova e Labrador tornou-se a décima província do Canadá, em 31 de março de 1949.


Luciano Mende