Província da Nova Escócia | Canadá
A Nova Escócia é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias Marítimas e das Províncias do Atlântico. A Nova Escócia localiza-se no leste canadense, à beira do Oceano Atlântico. Muito da Nova Escócia está localizado em uma península. Porém, também faz parte da província a ilha de Cape Breton.
Nenhuma região da Nova Escócia está localizada a mais do que 56 quilômetros do mar. A Nova Escócia caracteriza-se por possuir as maiores variações de maré do mundo - que podem chegar a até 10 metros em certos pontos. A economia da província é baseada primariamente no turismo, na pesca e na prestação de serviços financeiros.
A Nova Escócia fora originalmente colonizada pelos franceses e pelos britânicos. Tanto a França quanto o Reino Unido reivindicaram a posse da regiào. A Nova Escócia fez parte da Nova França, como a província colonial de Acádia, até ter sido capturada definitivamente pelos britânicos em 1713. Até o final do século XVIII, a Nova Escócia recebeu grandes números de ingleses e escoceses.
Em 1 de julho de 1867, a Nova Escócia, juntamente com Nova Brunswick e a província de Canadá (atuais províncias de Ontário e Quebec), tornou-se independente do Reino Unido. Juntamente com a Nova Brunswick, Ontário e o Quebec, a Nova Escócia é uma das quatro províncias originais do Canadá.