Alfredo Wagner, História e Geografia de Alfredo Wagner | Santa Catarina
Alfredo Wagner é uma cidade de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º42'01" sul e a uma longitude 49º20'01" oeste, estando a uma altitude de 480 metros e a 111 quilômetros de Florianópolis.
As primeiras tentativas de colonização de Alfredo Wagner foram feitas por dezenove soldados, nas proximidades do Morro do Trombudo. A empreitada, porém, não teve êxito devido à neve abundante e às chuvas que por três anos assolaram a região. Augusto Lima, em 1893, estabeleceu-se na barra dos rios Adaga e Caeté, acompanhado de alguns colonos. A partir da década de 1880, chegaram os primeiros colonos germanos (que se estabeleceram na região do município, principalmente oriundos da atual Alemanha e Áustria) dos quais a maioria da população atual de Alfredo Wagner descende. O local passou a se chamar "Barracão" – o primeiro nome de "Alfredo Wagner". O nome atual é uma homenagem a um dos homens que mais trabalhou pela emancipação político-administrativa do município, desmembrado de Bom Retiro.
História
Na região cuja denominação atual é Alfredo Wagner os índios habitavam e frequentavam durante muitos séculos antes que chegasse um famoso republicano, farroupilha e intensamente ativo nos Campos de Lages e invadindo militarmente a então capital da República Juliana, Laguna, o coronel Serafim Muniz de Moura e sua família, o qual se tem registro como primeiro homem caucasiano que têm se estabelecido no município. A ocorrência desse fato foi na metade de 1840.7
Em Alfredo Wagner, por mais que posteriormente, os colonizadores foram responsáveis pelo povoamento e pela colonização militar. A criação feita pelo Império brasileiro, no atual território do município, que ocorreu no ano de 1853, foi a da Colônia Militar Santa Teresa.7
Em seguida, depois que chegaram muitos dos colonos vindos da Alemanha, o local onde é hoje Alfredo Wagner evoluiu satisfatoriamente. O local passou a denominar-se Barracão em 1890.7
Em 1893, quando fugia, junto com um grupo de soldados, de possíveis vinganças da Revolução Federalista, o Soldadinho, doente, perdeu-se do grupo e foi encontrado dias mais tarde, congelado. O túmulo, construído no local, é muito visitado e os moradores mais antigos que acreditam que o Soldadinho faz milagres.
Alfredo Wagner foi elevado à categoria de distrito em 1957. A verificação geopolítica é de que o novo município foi instalado em 29 de dezembro de 1961, por força da Lei Estadual nº 806. O território municipal de Alfredo Wagner se desmembrou de Bom Retiro. O primeiro prefeito que se elegeu foi o senhor Alfredo Wagner Júnior e, por coincidência, a lei que criou o município autônomo, deu-lhe a designação atual de Alfredo Wagner.
Geografia humana
Na zona rural moram 70% da população, a água na zona urbana obtida através do tratamento da água rio Rio Caeté, obtida de fontes naturais ou mesmo de arroios. A eletrificação atinge 85% das propriedades. Para conter o êxodo, a prefeitura incentiva o aumento da produção agrícola, através de programas específicos e implantou um convênio com um abatedouro de Rio do Sul para criação de suínos, em sistema de parceria, pelas famílias dos agricultores. A prefeitura também adquiriu resfriadores de leite e está intermediando a venda do produto em quatro empresas de grande porte.
Por possuir um bom acesso por asfalto e uma localização privilegiada que triangula uma distância média de 80 quilômetros com as cidades de Lages, Florianópolis e Rio do Sul, a administração municipal também espera uma rápida industrialização a partir dos próximos anos e tem oferecido isenção total de impostos e tributos municipais e até mesmo a cessão de terreno para instalação de unidades fabris.
Uma das atrações é a Reserva Rio das Furnas, localizada na pequena localidade de São Leonardo (Alfredo Wagner), na Serra dos Faxinais, no Alto da Boa Vista.
Turismo
Alfredo Wagner encontra-se numa área de transição entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu. A cidade caracteriza-se pela beleza natural e exuberante de sua paisagem e pela abundância de recursos hídricos. A paisagem típica do contexto local é caracterizada pela topografia acidentada e fundos de vales extensos e estreitos. Possui em sua composição diversos cenários, que transmitem às pessoas que passam pela cidade uma sensação de ar puro e bem estar.
Também conhecida como Capital das Nascentes, pois em seu território, nascem 4 rios, o Rio Braço do Norte, que depois desemboca no Rio Tubarão, o Rio Canoas, que depois que ajuda a formar o Rio Uruguai, o Rio Cubatão, que abastece a Grande Florianópolis e o Rio Itajaí-Açu, que dá o nome ao Vale do Itajaí.
A cidade conta com um hotel e três pousadas, que atendem adequadamente os turistas que visitam a cidade.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org