Rio Araguaia | Mato Grosso/Goiás

Rio Araguaia | Mato Grosso/Goiás

Rio Araguaia | Mato Grosso/Goiás

O rio Araguaia é afluente da margem esquerda do Tocantins, rio da bacia amazônica. Nasce na serra Caiapó, no sul de Goiás, e corre no sentido geral sudoeste-nordeste. Um dos mais longos rios do Brasil, o Araguaia tem 1.902km, segundo o Conselho Nacional de Geografia; no passado, eram-lhe atribuídas extensões diversas, de até 2.627km. Em seu percurso, serve de limite entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará, e entre Mato Grosso e Goiás, onde se bifurca para formar a ilha do Bananal. O braço esquerdo, o maior, tem 300m de largura, e o direito, que mais adiante toma o nome de rio Javaés, 276m.

Um dos grandes rios do Centro-Oeste brasileiro, o Araguaia sobressai como um dos mais piscosos e por formar a ilha do Bananal, santuário ecológico e a maior ilha fluvial do mundo.

A largura média do Araguaia é de 1.600m e sua descarga na foz oscila entre 733 e 7.631m3. Navegável por 1.300km, da vila de Aruanã GO a Araguacema TO, tem como principais afluentes, pela margem esquerda, os rios Barreiros e das Mortes; pela direita, o Água Limpa e o Vermelho. O Araguaia banha as cidades de Baliza e Aragarças, em Goiás; Araguatins e Araguacema, em Tocantins; Alto Araguaia e Barra do Garça, em Mato Grosso; e Conceição do Araguaia, no Pará.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem