ARACATI - CIDADE DO CEARÁ

Aracati situa-se no extremo nordeste do Ceará, a 142km de Fortaleza e noventa quilômetros de Mossoró (RN). O município é cortado de sul a norte pelo Jaguaribe, o maior rio periódico do Brasil, e junto de sua embocadura fica a cidade. A população é de aproximadamente 75 mil habitantes em 2013.

Cidade histórica, palco de choques armados entre imperialistas e republicanos por ocasião da Confederação do Equador, em 1824, Aracati é o mais importante município da região do baixo e médio Jaguaribe.

Data de 10 de agosto de 1603 a fundação da cidade, pelo capitão-mor Pero Coelho de Sousa, que ali mandou erguer um fortim, a que deu o nome de São Lourenço. O povoado chamou-se sucessivamente São José do Porto dos Barcos, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati, e em 1747 transformou-se em vila, uma das mais importantes do Ceará Grande em fins do século XVIII. Em 25 de outubro de 1842, a vila foi elevada à condição de cidade.

Aracati

Aracati tem no turismo importante fonte de renda. São pontos de atração a praia de Canoa Quebrada, por suas dunas, a feira de artesanato (labirintos) e uma regata de jangadas, na segunda quinzena de outubro. A cidade conta ainda com indústrias de cerâmica e tecidos, agricultura (caju) e extrativismo (carnaúba, sal).

Postagem Anterior Próxima Postagem