Talvegue | O Que é Talvegue?

Talvegue | O Que é Talvegue?

Talvegue | O Que é Talvegue?
Talvegue:  (Hidrologia) - A linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes de um vale. É o local mais profundo do vale, onde correm as águas de chuva, dos rios e riachos.

Etimologia: Talvegue vem do alemão talweg e significa: "caminho do vale".

A figura formada pelo traçado de todos os talvegues de uma área é conhecido como rede de drenagem, sendo útil para estudos de geologia, tectônica, hidrogeológicos, entre outros.

Teoricamente, os talvegues de rios de planícies que desaguam no mar constituem-se no nível de base para a erosão fluvial.

Mais precisamente, é denominado talvegue certa linha de relativa sinuosidade localizada no fundo de um vale, originária a partir da junção de duas superfícies, formando um ângulo. O talvegue representa ainda uma determinada configuração que consiste na parte mais funda de um vale, sendo que passam por este as águas de chuva, rios e riachos. É por isso mesmo, que, quando coberto por um curso de água permanente, consiste também no canal mais profundo do leito do curso de água. Além desta característica, o talvegue irá delinear a direção natural deste curso, sendo a sua linha a parte mais rápida da correnteza do mesmo.




Postagem Anterior Próxima Postagem