Mapas Geográficos do Cazaquistão
Cazaquistão, oficialmente a República do Cazaquistão (Cazaquistão: Қазақстан Республикасы, romanizado: Qazaqstan O maior país do mundo, Rússia: Республика Казахт. mundo, com uma área de 2.724.900 quilômetros quadrados (1.052.100 sq mi). É um país transcontinental amplamente localizado na Ásia; as partes mais ocidentais estão na Europa. O Cazaquistão é a nação dominante da Ásia Central economicamente, gerando 60% do PIB da região, principalmente por meio de sua indústria de petróleo e gás. Também possui vastos recursos minerais.
O Cazaquistão é oficialmente uma república democrática, secular, unitária e constitucional, com uma herança cultural diversificada. O Cazaquistão compartilha fronteiras com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turquemenistão, e também fica ao lado de grande parte do Mar Cáspio. O terreno do Cazaquistão inclui planícies, estepes, taiga, desfiladeiros, colinas, deltas, montanhas cobertas de neve e desertos. O Cazaquistão tem um número estimado de 18,3 milhões de pessoas em 2018. Sua densidade populacional está entre as mais baixas, com menos de 6 pessoas por quilômetro quadrado (15 pessoas por metro quadrado). A capital é Nur-Sultan (até 2019 Astana), onde foi transferida em 1997 de Almaty, a maior cidade do país.
O território do Cazaquistão tem sido historicamente habitado por grupos e impérios nômades. Na antiguidade, os citas nômades habitavam a terra e o Império Aquemênida Persa se expandiu em direção ao território sul do país moderno. Os nômades turcos que traçam sua ascendência a muitos estados turcos, como o Khaganate turco etc., habitaram o país ao longo de sua história. No século 13, o território se juntou ao Império Mongol sob Genghis Khan. No século XVI, o cazaque emergiu como um grupo distinto, dividido em três jüz (ramos ancestrais que ocupavam territórios específicos). Os russos começaram a avançar para as estepes do Cazaquistão no século XVIII e, em meados do século XIX, eles governavam nominalmente todo o Cazaquistão como parte do Império Russo. Após a Revolução Russa de 1917 e a subsequente guerra civil, o território do Cazaquistão foi reorganizado várias vezes. Em 1936, foi criada a República Socialista Soviética do Cazaque, parte da União Soviética.
O Cazaquistão foi a última das repúblicas soviéticas a declarar independência durante a dissolução da União Soviética em 1991. O Nursultan Nazarbayev, o primeiro Presidente do Cazaquistão, foi caracterizado como autoritário, e seu governo foi acusado de numerosas violações dos direitos humanos, incluindo a supressão de dissidência e censura da mídia. Nazarbayev renunciou em março de 2019, com o presidente do Senado Kassym-Jomart Tokayev assumindo o cargo de Presidente Interino. O Cazaquistão trabalhou para desenvolver sua economia, especialmente sua indústria dominante de hidrocarbonetos. A Human Rights Watch diz que "o Cazaquistão restringe fortemente a liberdade de reunião, fala e religião", e outras organizações de direitos humanos descrevem regularmente a situação de direitos humanos do Cazaquistão como ruim.
As 131 etnias do Cazaquistão incluem cazaques (63% da população), russos, uzbeques, ucranianos, alemães, tártaros e uigures. O Islã é a religião de cerca de 70% da população, com o cristianismo praticado por 26%. O Cazaquistão permite oficialmente a liberdade de religião, mas os líderes religiosos que se opõem ao governo são suprimidos. A língua cazaque é a língua do estado e o russo tem status oficial igual para todos os níveis de propósitos administrativos e institucionais. O Cazaquistão é membro das Nações Unidas (ONU), OMC, CEI, Organização de Cooperação de Xangai (SCO), União Econômica da Eurásia, CSTO, OSCE, OIC e TURKSOY.
www.klimanaturali.org