Belize, Nação da América Central


Belize, Nação da América Central


A antiga Honduras Britânica reúne uma série de particularidades: é o menor país do istmo centro-americano, o único que não é banhado pelo oceano Pacífico e o único de idioma e cultura inglesa.

Situado na parte meridional da península de Yucatán, Belize constitui uma estreita faixa de terra, com 22.965km2 de superfície, limitada ao norte pelo México, ao sul e a oeste pela Guatemala e a leste pelo mar do Caribe.

Geografia física

Belmopan, a capital do BelizeDe relevo em geral pouco acidentado, Belize conta com vários conjuntos morfológicos bem individualizados. Sua porção meridional é formada por um platô circundado por estreita planície costeira: a metade setentrional compõe-se de terras baixas e onduladas. No sul e no centro, na direção sudoeste-nordeste, se estende um maciço primário, muito desgastado, formado por rochas duras e cristalinas, graníticas. Destacam-se nesse maciço os montes Maya, com os picos Victoria (1.112m) e Cockscomb (mil metros). Ao norte, um conjunto de colinas baixas, entre as quais se intercalam pequenas lagoas, é formado por terrenos calcários sedimentados na era terciária. Um terceiro conjunto geomorfológico é a planície costeira, pantanosa e coberta de manguezais, que vai se estreitando desde a baía de Chetumal, ao norte, até a de Amatique, ao sul. Essa planície é delimitada por ilhas arenosas, comuns no mar das Antilhas, e recifes de corais de grandes dimensões que dificultam o acesso marítimo às praias.

Belize possui clima subtropical, determinado pelos ventos alísios que sopram do nordeste e por sua característica de país costeiro. A temperatura média anual é de 26o C. As chuvas são abundantes e se concentram no verão e no outono (de junho a novembro). Não há estação seca. Ciclones às vezes assolam as regiões costeiras. A vegetação é densa e as florestas cobrem quase a metade do país.

População

Belize é um mosaico de etnias, resultado da mistura racial ocorrida durante a época colonial. A população negra, procedente em sua maior parte das Antilhas e que serviu como mão-de-obra escrava nos tempos da colonização, constitui hoje mais de um terço do total. É seguida de perto pela população mulata e mestiça. Os índios, descendentes dos maias das montanhas de sudoeste e dos caribes antilhanos, são muito pouco representados no conjunto populacional, tal como os brancos. No entanto, apesar de pouco numerosos são estes últimos que continuam dirigindo a vida econômica e política do país. Em 2013 a população de Belize estava estimada em 290 mil habitantes.

A distribuição da população é muito desigual; uma terça parte se concentra em Belize, a antiga capital, que perdeu essa função após ser gravemente atingida por um furacão em 1961. Desde 1970, Belmopan, cidade nova, construída a oitenta quilômetros da costa, é a capital do país, embora Belize continue a ser o principal porto e centro comercial do país. O idioma oficial é o inglês, mas fala-se também o espanhol. Os índios conservam seus idiomas.

Bandeira do BelizeEconomia

A principal atividade econômica é a agricultura, de dois tipos claramente diferenciados: de um lado se pratica uma agricultura muito rudimentar e tradicional de subsistência, concentrada na produção de milho, arroz e legumes; paralelamente, a utilização de técnicas modernas (drenagem do solo) e a introdução de novos cultivos (cana-de-açúcar, laranja e banana) permitiram o desenvolvimento de uma agricultura comercial orientada para o exterior, responsável por mais de dois terços do valor total das exportações.

A exploração de recursos florestais, de longa tradição no país, deixou de ser sua base econômica mas continua a contribuir com madeiras e derivados de grande qualidade, muito apreciados no mercado internacional: cedro, mogno, plantas para tinturas e látex. A pesca desempenha um papel fundamental na alimentação local e há exportação de lagosta, fresca ou em conserva. A criação de gado completa as atividades do setor primário.

As principais indústrias de transformação são as de sucos de frutas, açúcar e álcool, resinas, goma de mascar e conservas. Todos os produtos destinam-se ao mercado externo, principalmente Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Jamaica. A produção é escoada pelos portos de Belize e Stann Creek. Os sistemas rodoviário e ferroviário são pouco desenvolvidos, por causa das dificuldades de se construir estradas em meio a florestas. A balança comercial é deficitária e o país importa combustíveis, máquinas e alimentos.

História do Belize

O atual território de Belize fez parte do império maia, entre 300 a.C. e 900 de nossa era. Cristóvão Colombo chegou a seu litoral em 1502, e na segunda metade do século XVI o território foi incluído no Vice-Reinado de Nova Espanha. Os colonos espanhóis mostraram pouco interesse pela região, alvo de constantes incursões de piratas ingleses interessados em vários tipos de madeira para a extração de tinta. Por volta de 1630, colonos ingleses procedentes da Jamaica se instalaram na desembocadura dos rios Belize e Hondo, atraídos pela riqueza florestal do território. Em 1713, através do Tratado de Utrecht, a Espanha reconheceu as feitorias que haviam sido estabelecidas na costa e permitiu aos ingleses fundar novas. Teve início assim o processo de concessões territoriais e jurídicas por parte da coroa espanhola à britânica. Os colonos ingleses, após inúmeros conflitos com a população hispânica que habitava a região, foram ampliando seu domínio em direção ao sul, até alcançar o rio Sarstun. Em 1780, a coroa britânica estabeleceu no território um magistrado residente, subordinado ao governador da Jamaica.

Belmopan

Quando, a partir de 1821, a América Central começou a se livrar do domínio espanhol, os novos estados do México e Guatemala reivindicaram o território de Belize. Após várias negociações o território foi formalmente declarado colônia britânica em 1862 e ficou subordinado ao governador da Jamaica até 1884, quando se tornou uma colônia separada.

Periodicamente reivindicado pela Guatemala, o território tornou-se independente a partir de 21 de setembro de 1981. Sua constituição, que entrou em vigor no dia seguinte, estipula que a chefia do estado cabe ao soberano britânico, que delega sua autoridade a um governador-geral. Entretanto, esse cargo é meramente simbólico, pois Belize faz parte da Comunidade Britânica de Nações. O poder é exercido pelo executivo e o legislativo, este representado por duas câmaras.

Sociedade e cultura. O governo de Belize criou um amplo sistema de previdência social e proporcionou aos cidadãos serviço médico gratuito. Os principais problemas sanitários são as enfermidades gastrointestinais, decorrentes da poluição da água. A educação é obrigatória de seis a 14 anos. Os principais credos religiosos são o católico, o anglicano e o metodista.

O Instituto Baron Bliss, na capital, conserva uma importante coleção de antiguidades maias.

Litígio com a Guatemala – As fronteiras com a Guatemala são delimitadas por um tratado de 1859, mas a disputa arrasta-se por todo o século XX. O país vizinho reivindica parte do território de Belize. A mediação dos Estados Unidos (EUA) é rejeitada em 1968 pela Guatemala e pelo Reino Unido, que nos anos 1970 envia tropas para proteger Belize da ameaça de invasão. Em 1990, o país condiciona a redução de seus limites marítimos ao reconhecimento de sua soberania por parte dos guatemaltecos. A Guatemala reconhece a independência de Belize apenas no ano seguinte e, em 1994, reafirma sua pretensão territorial. Em 2000, os dois países firmam acordo para o patrulhamento conjunto da fronteira.

Em 2002, Belize e Guatemala chegam a um acordo sobre as fronteiras, mas o texto ainda deve passar por referendo nos dois países. Nas eleições de março de 2003, o governista PUP obtém 22 das 29 cadeiras da Casa dos Representantes. A Justiça da Comunidade Britânica rejeita, em janeiro de 2004, ação de ambientalistas contra a construção da represa de Chalillo.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem