Cacoal | Cidade do Estado de Rondônia

Cacoal | Cidade do Estado de Rondônia

Cacoal | Aspectos Geográficos e Socioculturais de Cacoal

População: 80.500 hab.
Área: 3.792,948 km2
Bioma: Amazônia
Fundação: 21/11/1977

História de Cacoal

Sua história começou com a chegada da linha telegráfica na região, aberta pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no ano de 1909. Um dos postos telegráficos foi instalado no local onde atualmente está o município de Pimenta Bueno, sendo necessário a contratação de homens para trabalhar como guarda-fios.


A vila de Cacoal surgiu na década de 1960, quando foi iniciada a abertura da BR-364, mas a denominação da região existe desde o tempo de Marechal Rondon. Ele teria recomendado ao guarda-fio Anízio Serrão que construísse uma casa e requeresse o local próximo à margem do rio Machado, onde havia notado grande quantidade de cacau nativo. Serrão requereu o local para si em 1912, chamando-o de Cacoal.

Em 1960, o seringueiro e garimpeiro José Cassimiro Lopes construiu um barraco no lado esquerdo da rodovia, onde permaneceu até o início da década de 1970. Foi quando se intensificaram os trabalhos de abertura da estrada. Grandes lamaçais apareciam no inverno e motoristas impedidos de prosseguir viagem esperavam na casa do seringueiro. Depois começaram a construir palhoças, onde colocaram as mercadorias que levavam à venda para evitar que estragassem. José Cassimiro Lopes teve parte de suas terras desapropriada, restando-lhe a que hoje abrange os bairros Bandeirantes, Arco-Íris, Vista Alegre e parte do Setor Industrial. As terras férteis atraíam os migrantes, que começaram a ocupá-las. Comerciantes se estabeleceram, oferecendo aos agricultores fornecimento de gêneros de primeira necessidade e confecções. Cacoal emancipou-se de Porto Velho em 1977, mesmo ano em que foi instalado.

Em torno de 1920 chega à região para trabalhar como guarda-fios o paraibano Anísio Serrão de Carvalho. Este, membro da comissão de Rondon, adquiriu a área de terra às margens do Igarapé Pirarara, e se fixou no local, denominando-o de Cacoal. Porém, o povoamento de Cacoal só teve início na década de 1970, com a chegada de vários imigrantes da região sul e sudeste do país, dando origem ao povoado conhecido como Nova Cassilândia. Nessa mesma época, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) implantou o Projeto Integrado de Colonização, para orientar a sua ocupação, coordenando a distribuição de lotes e o assentamento dos colonos.

Em 1972 foi elevado a distrito de Porto Velho e em 1975 foi organizada a Primeira Igreja Batista de Cacoal, Porém a primeira Igreja a se instalar na ainda vila de Cacoal foi a Igreja Católica, pela congregação Comboniana Cuja Dioseze se fixou na então Vila de Ji-Parana, a aproximadamente 100 km. Antes mesmo da emancipação política de Cacoal. E assim ficou até 26 de novembro de 1977, quando foi elevado a município. A partir de 1979 o governo do Território Federal de Rondônia elaborou o plano de orientação urbano de Cacoal.

Cacoal | Aspectos Geográficos e Socioculturais de Cacoal

Geografia de Cacoal

Cacoal é um município brasileiro do estado de Rondônia. O seringueiro Anísio Serrão de Carvalho nomeou o município de Cacoal devido à grande quantidade de cacau nativo que infestava a área, tendo boa aceitação pelo solo, vindo a se tornar juntamente com a lavoura cafeeira, que fez deste município a Capital do Café, tornando-se a cultura mais importante da região, dando base de sustentação a economia local.

Sua população, é a quinta maior do Estado de acordo com o IBGE em 2016 é estimada em 87.877 habitantes. O município é movido principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, agropecuário e comércio. É um dos municípios mais prósperos do estado por sua sólida economia em expansão.

Cacoal está localizado na porção centro-leste do estado, na microrregião de Cacoal e na mesorregião do Leste Rondoniense.

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cacoal, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Cacoal. Constituído de 2 distritos: Cacoal e Riozinho, ambos criados pela mesma lei acima citada. Instalado em 26-11-1977.  Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Cacoal e Riozinho.  - Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Clima - O clima da região segundo Koppen, do tipo Aw, corresponde às florestas tropicais com chuvas do tipo monção. Caracteriza-se por elevadas precipitações cujo total compensa a estação seca, permitindo a existência de floresta. Esse tipo climático domina toda a área, onde a temperatura média fica em torno de 24 °C. O índice pluviométrico é de 1 900 mm/ano.

Hidrografia - O principal curso de água é o rio Machado, chamado mais adiante de rio Ji-Paraná, afluente do rio Madeira, pela margem direita.

Fazem parte também da hidrografia deste município pequenos rios como: Tamarupá e Pírarara.

Fauna - A fauna da região de Cacoal é composta por animais de pequeno e grande porte como mamíferos, aves, répteis, peixes e insetos. São encontrados frequentemente nas matas do município exemplares de mamíferos comuns à fauna da região como tatu-peba, tamanduá-mirim, cachorro-do-mato (graxaim). Estas espécies são encontradas em grande número, vitimadas por atropelamentos nas estradas que interligam o município de Cacoal à Rolim de Moura e Ji-Paraná.

Vegetação - A vegetação observada localmente no Município de Cacoal é do tipo cerrado, predominando, no entanto um tipo de transição entre floresta aberta e cerrado, dado o caráter típico da transição climática e entre os dois biomas (amazônico e cerrado).

Economia de Cacoal
O PIB de Cacoal é de R$ 935.025,00 e o PIB Per capita R$ 11.819,56.

Setor primário - A base econômica da agricultura permanente é o café. O município já foi considerado o maior produtor do estado, já chegou a produzir 46 mil toneladas de café no ano de 1990, mas essa produção vem caindo gradativamente, e em 2005 passou a ser o segundo maior,[10] com uma produção de 8.040 toneladas, onde o maior produtor é o município de São Miguel do Guaporé (9.708 toneladas), logo após o café, a segunda maior produção é a de banana, com 4.074 toneladas em 2005. Já no desenvolvimento de culturas temporárias, os mais importantes são o arroz, o feijão, a mandioca e o milho, com uma produção de 9.832 toneladas em 2005, sendo um dos maiores produtores do mesmo.

Cacoal - Rondônia

Cacoal possui um dos maiores rebanhos do estado, sendo de grande importância para a economia agropecuária. Possui mais de 420 mil cabeças de gado bovino, ficando como quarto maior rebanho de Rondônia. Em 2005 teve uma produção de leite de 8,5 mil litros.

A criação de suínos teve uma grande queda, de 120 mil em 1992 para 12 mil suínos em 2005 devido a grande migração da população rural para o município, que reduziu não só a criação de suínos como a de bovinos e a produção de alimentos. A queda da importância da suinocultura para a economia do município também foi um fator que influenciou. A população rural ainda representa 20% da população total.
Setor terciário - Com empresas de diversos ramos de atividade, o município de Cacoal atrai consumidores de diversas cidades vizinhas, e os setores que mais se destacam são: alimentícios (supermercado), auto peças, concessionárias de veículos, confecções, materiais de construção.

Com um forte setor atacadista que fornece produtos para revenda, com preços competitivos e com uma quantidade enorme de produtos oferecidos, que podem ser adquiridos tanto no varejo como no atacado.

Tendo agora um forte crescimento nas áreas de saúde e educação, e consecutivamente, trazendo um incremento para o comércio.

Infra-estrutura da Cidade de Cacoal
Saneamento - O Sistema de Abastecimento de Água, e o de Coleta, Transporte e Tratamento de Esgoto, é realizado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Cacoal - SAAECacoal. A cidade de Cacoal com relação à coleta e tratamento do esgoto sanitário conta com aproximadamente 44% de atendimento, faltando 56% da população a ser beneficiada com este serviço. O projeto do sistema de esgoto da cidade de Cacoal teve sua concepção baseada em estudo técnico que definiu o esgotamento sanitário através de três bacias denominadas A, B e C. As bacias A e B já foram executadas, faltando o Bairro Village do Sol na “bacia B” e os Bairros Santo Antonio e parte do Industrial na “bacia A”. A área onde esta sendo executada a obra de esgotamento sanitário, denominada "bacia C", pertence à região do igarapé Tamarupá, que corta a cidade no sentido norte – sul, e atenderá a uma região onde se encontra a maioria da população de baixa renda, inclusive as áreas de ZEIS delimitadas no Plano Diretor Participativo do município. Essa região possui problemas ambientais devido a presença de cursos d`água, rios e igarapés cujas APP’s estão sendo degradadas com o lançamento de esgoto domestico principalmente nas ZEIS.

O índice de atendimento do sistema de abastecimento de água tratada está próximo de 99%.

Mídia de comunicações em Cacoal

Jornal Impresso 
Jornal a Gazeta de Rondônia - circulação Diária -Fundado em 1993 - site: www.agazetaderondoniadigital.com - email: agazetaderondonia.com
Tribuna Popular (fundando em 22 de agosto de 1980) Segundo jornal impresso de Rondônia site: www.tribunapopular.com.br
Jornal dos Bairros - circulação semanal - fundado em 2011 - Site: www.jornaldosbairrosro.com.br

Televisão 
Record News Rondônia - (Record News) - Canal 4 VHF
TV Cacoal - (Globo) - Canal 5 VHF / 15 digital
TV Novo Tempo - (Rede) - Canal 7 VHF
TV Meridional - (Band) - Canal 9 VHF / 34 digital
TV Allamanda - (SBT) - Canal 13 VHF e Digital
KTV - (TV Cultura) - Canal 15 UHF
Amazon Sat (Rede) - Canal 27 UHF
SIC TV - Record - Canal 46 UHF
Rede TV Rondônia - Canal 49 UHF

Rádio 
Rádio Clube Cidade FM - 90,3 FM
Rádio Antena FM - 96,5 FM
Rádio Rondônia AM - 1470 AM
Rádio Suprema AM - 1550 AM
Rádio Comúnitaria Samaúma FM - 104.9 FM

Educação em Cacoal

Cacoal possui mais de cinco mil acadêmicos, sendo que, muitos desses são de outras cidades.

Ensino básico
Cacoal possui várias escolas municipais, estaduais e particulares, dentre elas, estão:

Escola Estadual Bernardo Guimarães — pública
Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade — pública
Escola Estadual Carlos Gomes — pública
Escola Estadual Cora Coralina — pública
Escola Estadual Graciliano Ramos — pública
Escola Daniel Berg — particular
Escola Fundação Bradesco — particular
Escola Ulbra Concórdia — particular
SESI — particular
Escola Josino Brito — Pública Pólo
Escola Clodoaldo Nunes de Almeida — pública
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Socorro Viana de Almeida — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ângela Maria da Mata Perdoncini — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Agustinho Goes de Oliveira — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José de Almeida e Silva — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Luiz Lenzi — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Kemper — pública
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Luchtenberg — pública
Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Vieira Bexiga
Escola Estadual Aurélio Buarque- pública e escolas na zona rural, sendo:

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cláudio Manoel da Costa
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cruzeiro do Norte
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. João de Deus Simplício
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Mauro de Vasconcelos
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Montessori
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Médici
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santos Dumont e 06 Centros de Educação Infantil

Centro de Educação Infantil Balão Mágico (antigo Bairro Liberdade)
Centro de Educação Infantil Josino Brito
Centro de Educação Infantil Leãozinho
Centro de Educação Infantil Marechal Rondon
Centro de Educação Infantil TECA
Centro de Educação Infantil Expedito Alves de Macedo

Ensino superior
O ensino superior destaca-se na região por possuir um rico polo universitário:

Universidade Federal de Rondônia - UNIR (http://www.unir.br/) — pública;
IFRO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - CAMPUS CACOAL -(http://www.ifro.edu.br) — pública.
CIAP Educacional - Centro de Excelência em Pós-Graduação (http://www.cursosciap.com.br)- particular;
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED (http://www.facimed.edu.br/site/) — particular;
Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC (http://www.unescnet.br) — particular;
FANORTE - Instituição de Ensino Superior de Cacoal (http://www.fanorte.com.br/) — particular.
Universidade Norte do Paraná - UNOPAR Virtual — (http://www.unopar.br/) particular - ensino a distância.

Cursos de graduação
Cacoal destaca-se por ser a cidade do interior do estado com maior variedade de cursos de bacharelado.

Administração (UNIR, UNESC, FACIMED, FANORTE)
Agronegócio (FACIMED, IFRO)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FACIMED, UNESC)
Arquitetura e Urbanismo (UNESC, FACIMED)
Biomedicina (UNESC, FACIMED, FANORTE)
Ciências Biológicas (FACIMED)
Ciências Contábeis (UNIR, UNESC, FACIMED, FANORTE, UNOPAR)
Direito (UNIR, UNESC)
Economia (UNESC)
Educação Física (FACIMED)
Engenharia Elétrica (FACIMED)
Enfermagem (UNESC, FACIMED, FANORTE)
Engenharia Ambiental (UNESC)
Engenharia Civil (UNESC)
Engenharia de Produção (UNIR, UNESC)
Farmácia (UNESC, FACIMED, FANORTE)
Física (FACIMED)
Fisioterapia (FACIMED)
Gestão Ambiental (FACIMED)
Gestão em Recursos Humanos (FACIMED)
Letras (UNESC)
Matemática (FACIMED, IFRO)
Medicina (FACIMED)
Medicina Veterinária (FACIMED)
Nutrição (UNESC)
Odontologia (FACIMED)
Pedagogia (UNESC)
Processos Gerenciais (FACIMED)
Psicologia (UNESC, FACIMED)
Química (FACIMED)
Sistemas de Informação (UNESC)
Teologia (UNESC)
Zootecnia (IFRO, em 2017)

Transporte em Cacoal

Cacoal | Bela Cidade do Interior de RondôniaColetivo - A empresa Princesa Tur, vencedora nas licitações de um processo aberto em 2015 pela prefeitura Municipal de Cacoal, atua desde o dia 05/04/2017, com uma frota de 10 veículos, o valor das passagens são de R$ 3,00, com meia para estudantes e gratuito para maiores de 65 anos e podem ser compradas com desconto na sede da empresa Princesa Tur, localizada à marginal da BR 364, após o posto Soberano. Com a nova frota de transporte público, os moradores de Cacoal podem se locomover com mais facilidade entre os bairros, o que atende a um antigo pedido dos moradores da cidade.

Rodoviário - Cacoal é cortado pela BR-364, principal rodovia federal em Rondônia, que corta o estado sentido sul-norte, ligando Mato Grosso à capital Porto Velho, distante 960 km de Cuiabá e 479 km da Capital, que deu passagem ao desenvolvimento. Por ela chegam os bens de consumo industrializados do sul do país e vão produtos da terra, através de caminhões de carga.

Existem várias empresas de transporte de passageiros que ligam Cacoal a todas as regiões do país, destacando-se entre elas as empresas Eucatur, Andorinha, Real Norte hoje linha operada pela Itamarati.

No entanto, Rondônia sofre sérios problemas com as rodovias federais, devido ao intenso movimento de veículos de pequeno e grande porte e as precárias condições das estradas, aumentando muito o número de acidentes rodoviários, principalmente nos locais em que a rodovia corta a cidade, devido a pequena largura das pistas.

Aeroporto - O Aeroporto Regional de Cacoal, batizado de Aeroporto Capital do Café, é o mais moderno do Interior de Rondônia, com capacidade inicial de realizar 700 voos anuais, possui uma pista que mede 2100 metros de comprimento, que terá capacidade de receber voos de aeronaves de grande porte. A TRIP Linhas Aéreas iniciou as operações no aeroporto de Cacoal no final de 2011, fazendo assim uma importante ligação com dezenas de outras cidades em todo o território nacional.

Cultura de Cacoal

A Cultura da cidade de Cacoal é o resultado da mistura de imigrantes oriundos de diversas regiões do Brasil, com destaque para a Região Sul, com os povos que ja habitavam no território do município. 

Max Café Trevizani (W.A.B.E)
Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
Associação Atlética Ceron
Associação dos Policiais Civis de Cacoal
Associação tai-ki-shin de karate shotokan (ulbra concórdia professores Adenilson Rodrigues e Clodoaldo de Souza)
Associação judo Nunes (ulbra concórdia)
Country Club de Cacoal
Pesque-pague
Teleclube
Hotel Fazenda Cacoal Selva Park
APMC
Milleniun
Castellu's Acústico Bar
SUCAM
Boate Tribus
Balneário Bola de Ouro(com corrida de fuscas, fusca-cross)
Estádio Aglair Tonelli (estádio do time local: UNIÃO CACOALENSE DE FUTEBOL)
Cinema CINE ART
Grupo de Teatro MAIOR SUFOCO (antigo Risoterapia)
Cia Artística Desfastio
Costáe Filmes (Produtora do primeiro longa-metragem infantil de Rondônia, o filme "Fofucho em, deu a louca nas cores".
e Filmes
CSM Filmes
Cia. de Teatro Atores do Nada
Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira
Rodolfo Gonçalves Show (Dança Cacoal)
Pub do Hotel Catuaí
além de possuir uma área destinada a Exposição Agropecuária anualmente (EXPOAC)
AcquaPark no Cacoal Selva Park

Cacoal | Bela Cidade do Interior de Rondônia
Gastronomia - A gastronomia do município é bem desenvolvida, possuindo diversas casas que oferecem os mais variados tipos de pratos. O município recebe diariamente diversos visitantes que vêm até o município de Cacoal apenas para comer em seus restaurantes, também visitados pelos próprios cacoalenses.

O "Cacoal Sabor", que é o maior festival gastronômico de Rondônia, já é tradição no município. O evento é realizado durante a semana de aniversário de emancipação política, reúne as forças dos melhores restaurantes do município.

Atualmente a cidade conta com grandes diferencias e empreendimentos gastronômicos em relação à suas cidades vizinhas, como o primeiro bistrô da região especializado em culinária oriental, o Noblyaki, a franquia de sanduíches Subway e a cafeteria Juninho Soft Café e as franquias do Girafa´s e Bob´s.

Cacoal | Bela Cidade do Interior de RondôniaTeatro - O município também conta com vários grupos de dança, teatro, músicos e outros. O Teatro Cacilda Becker foi inaugurado em dezembro de 2002 com capacidade para 150 pessoas, em dezembro de 2008 foi inaugurado o Teatro Municipal com capacidade de 700 pessoas, com grandes apresentações e espetáculos que marcaram a população. Os movimentos teatrais aumentam a cada dia na cidade, e essa expansão se dá, graças a vontade da população de ter novos meios de lazer enriquecendo ao mesmo tempo sua cultura. Em março de 2003 foi criado o Grupo de Teatro MAIOR SUFOCO (antigo risoterapia), o qual tem feito uma grande revolução teatral na cidade, de la para ca o grupo já produziu 22 espetáculos e fez mais de 430 apresentações. Um feito inédito na história do município.

Cinema - A cidade conta com uma Sala de cinema ( CINE ART - Av. Cuiabá n° 1770 Centro ), e outras três (03) salas no Cacoal Shopping

( R. Antônio Deodato Durce, 273-401 - Floresta) e duas produtoras de filmes a Costáe Filmes e a CSM filmes.

Cacoal | Bela Cidade do Interior de RondôniaTurismo em Cacoal

Pontos turísticos 

Cacoal Selva Park

Cachoeira na Linha 11: com maior fluxo de visitantes nos finais de semana, quando acontecem rodeios, bingos, churrascos, música ao vivo, dentre outras atividades realizadas no local. As pessoas têm a possibilidade de tomar banho de cachoeira, ou então, para aqueles que gostam, apreciar a natureza.

Cachoeira do Protazio: Lugar muito bonito e tranquilo, ótimo banho de cachoeira nas águas frias do igarapé, área para camping, pesque-pague, e quiosques com mesas e churrasqueira. Localizada na Zona Rural com acesso pela Linha 06 após o travessão uns 300 metros do lado esquerdo da Linha, distante cerca de 25 km do Centro de Cacoal. O acesso pode ser feito também pela Linha 05 (asfalto) entrando no travessão a direita (em frente aos eucaliptos na beira da estrada - 21 km da BR-364 sentido Ministro Andreazza)e seguindo 4 km até a Linha 06.

Cacoal | Bela Cidade do Interior de RondôniaCacoal Selva Park: uma área rural preservada há mais de 20 anos; que se tornou uma das principais áreas de lazer da região e do estado. Hoje aberta ao público, a propriedade ficou conhecida como "Chácara ou Sítio do Nério", espaço que em março de 2000 foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Possui estruturas ecológicas, que atualmente conta com cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, rodas d'água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante, lanchonetes, animais silvestres em exposição, dentre outros.

Lagoa Azul: devido às algas e à pigmentação da argila a cor da água faz jus ao nome do local. Existem várias nascentes que foram represadas, formando uma lagoa com água limpa. Nos finais de semana o lugar é muito frequentado por excursões de cidades da região. Existe no local trampolim, área de camping, lanchonete e churrasqueiras.

Cacoal | Bela Cidade do Interior de RondôniaLago do Parque Sabiá: o lago também conhecido como lago do BNH, é formado por nascentes existentes no local. Está localizado numa área verde no centro do bairro e tem uma infraestrutura de lazer, como pista para caminhadas, quadra coberta de esportes, parque infantil e uma grande área gramada para o lazer da população. Dentre suas estruturas, há um parque para as crianças, um local para picnic e uma pista para caminhada.

Pedra na Linha 7: é um local onde há a sobreposição natural de uma pedra sobre a outra, formando uma bela paisagem para ser admirada.

Pedra na Linha 10: lugar propício para aqueles que desejam apreciar a natureza e ter um pouco de aventura, próprio para escaladas, devido ao paredão de aproximadamente 50 metros de altura. O local também serve para caminhadas ecológicas, pela região com muita vegetação. Do alto da pedra tem-se uma boa visão do município de Cacoal.
Postagem Anterior Próxima Postagem