Juneau | Capital do Alaska | Estados Unidos da América
A cidade de Juneau, é a capital do Alasca. Localizada no canal Gastineau e no cabo do Alasca, é um município unificado e a segunda maior cidade dos Estados Unidos por área. Juneau foi nomeada capital do Alasca em 1906, quando o governo do então Distrito do Alasca foi transferido de Sitka, conforme ditado pelo Congresso dos EUA em 1900. O município se uniu em 1º de julho de 1970, quando a cidade de Juneau se fundiu com a cidade de Douglas e o distrito de Greater Juneau ao redor para formar o atual município, que é maior por área do que Rhode Island e Delaware.
O centro de Juneau (58 ° 18′07 ″ N 134 ° 25′11 ″ W) está situado na base do Monte Juneau e do outro lado do canal da Ilha Douglas. Até o censo de 2010, a cidade e a cidade tinham uma população de 31.276 habitantes. Em 2018, a estimativa da população do Departamento de Censo dos Estados Unidos era de 32.114, tornando-a a segunda cidade mais populosa do Alasca depois de Anchorage. [2] Juneau experimenta um afluxo diário de aproximadamente 6.000 pessoas visitando navios de cruzeiro entre os meses de maio e setembro.
A cidade tem o nome de um garimpeiro de Quebec, Joe Juneau, embora o local tenha sido por um tempo chamado Rockwell e depois Harrisburg (em homenagem ao co-garimpeiro de Juneau, Richard Harris). O nome Tlingit da cidade é Dzántik'i Héeni ("Base do rio Solha", dzánti 'solha,' -k'i base, 'héen' rio ') e Auke Bay, ao norte de Juneau, é chamada Áak'w ("Pequeno lago", um lago, '-k' 'diminutivo') em Tlingit. O rio Taku, ao sul de Juneau, recebeu o nome do vento frio t'aakh, que ocasionalmente sopra das montanhas.
Juneau é única entre as capitais dos EUA, pois não há estradas que conectem a cidade ao resto do estado. Honolulu, Havaí, é a única outra capital estadual não conectada por estrada ao resto da América do Norte. A ausência de uma rede viária se deve ao terreno extremamente acidentado que circunda a cidade. Isso, por sua vez, faz de Juneau uma cidade insular de fato em termos de transporte, pois todas as mercadorias que entram e saem devem ir de avião ou barco, apesar de a cidade estar no continente do Alasca. O centro de Juneau fica ao nível do mar, com marés em média de 5 pés, abaixo das montanhas íngremes, de cerca de 1.100 a 1.200 m de altura. No topo dessas montanhas está o Juneau Icefield, uma grande massa de gelo da qual fluem cerca de 30 geleiras; dois deles, o Glaciar Mendenhall e o Glaciar Lemon Creek, são visíveis no sistema rodoviário local. A geleira Mendenhall foi se retirando gradualmente; sua face frontal está diminuindo em largura e altura.
O Capitólio do Estado do Alasca, no centro de Juneau, foi construído como o Edifício Federal e Territorial em 1931. Antes do estado, abrigava escritórios do governo federal, o tribunal federal e os correios. Também abrigava a legislatura territorial e muitos outros escritórios territoriais, incluindo o do governador. Hoje, Juneau continua sendo o lar da legislatura estadual e os escritórios do governador e vice-governador. Alguns outros escritórios executivos mudaram-se para outros lugares do estado. Discussões recentes foram focadas entre a realocação da sede do governo do estado nos arredores de Juneau e a construção de um novo edifício no Capitólio; nenhuma posição liderou esforços para manter a capital em Juneau.